17 de julho de 2016

Guia completo sobre sapatos masculinos

Hoje em dia o homem vem se preocupando mais com sua aparência e quer sempre passar sua personalidade através de sua roupa, principalmente do seu sapato.

Você querendo ou não, é uma peça que as mulheres reparam bastante. Por isso, ter o sapato ideal cobrindo seus pés é super importante.

Uma coisa que não te dizem é que nem sempre o sapato mais caro é o melhor ou o mais ideal para aquele tipo de ocasião.

Você algum dia já parou para pensar quais os tipos de sapatos existentes hoje? Sabe qual a melhor ocasião para usá-lo? Tem ideia de como distinguir e escolher um sapato social e um casual?

Não?!

Então veja esse post que lista os principais sapatos masculinos utilizados e quando utilizar cada um, confira:


OXFORD
O sapato Oxford ganhou popularidade ao ser usado por diversos estudantes na universidade de Oxford há séculos atrás e vem sendo usado até hoje.

Ele tem como característica ser um sapato de cadarço fechado, salto baixo, com bico de couro levemente arredondado com a costura no bico e em seu entorno.

Precisa ir em um evento importante onde só se pode usar um traje a rigor? Opte pelo sapato Oxford que é sucesso.

Sua cor também é importante, onde o sapato da cor preta é mais utilizada para ocasiões formais (como um casamento, festas finas) com terno e gravata ou um smoking.

O Oxford da cor marrom feito de couro ou camurça pode ser utilizado para ocasiões menos formais. Aí depende mais do seu gosto e cuidado para não exagerar em!!


MONK STRAP
Esse sapato foi muito utilizado pelos monges no século XV. 

Ele também é um calçado formal, porém nem tanto como o Oxford.O Monk Strap não possui cadarços.

Uma versão que vem fazendo muito sucesso é o "Doube Monk Straps" que diferente do modelo original, ele possui duas alças como opção que podem aparentar fivelas.

As mesmas dicas de cor feitas pelo sapato Oxford valem para esse: a cor preta em couro significa roupas mais formais, como um terno (com ou sem gravata); e o sapato feito de camurça é para opções de roupas menos formais, como uma calça de alfaiataria e camisa social.


DERBY
O Derby é o menos formal entre os sapatos clássicos. Por ser versátil e se adaptar a todas as alturas de peito de pé, ele se tornou popular e vem sendo usado até hoje.

Seu "desenho" é bem parecido com o Oxford. A principal diferença entre os dois é a parte dos furos do sapato, onde no Derby é situado pelas abas laterais que são costuradas sobre seu corpo.

Seu bico é quadrado e ele possui cadarços. Você pode utilizá-lo com:

- blazer e calça social

- camisa normal e calça de alfaiataria

- camisa e calça jeans


BROGUE
Esse sapato foi criado na Irlanda para ser usado por caçadores e trabalhadores e vem fazendo sucesso há décadas até então.

O nome se refere aos perfurados presentes no sapato que, dependendo da extensão dos motivos perfurados, podem se chamar "semi-brogue" ou "full-brogue".

Mas esses furos também possuem sua função no calçado que é drenar a água que entra nos sapatos, impedindo os dedos de ficar enrugados e contrair uma infecção. Ideal na época para quem trabalhava de caçador e tinha que entrar em um pântano por exemplo.
O Brogue é feito de couro com cordões, seu bico pode ser comprido e fino ou arredondado dependendo do modelo.

O preto é mais usado para eventos sem formalidade e para o trabalho; já o marrom é mais utilizado para ocasiões casuais com uma calça jeans ou até roupas sociais.

O calçado também é recomendado para se usar no frio por ser um sapato mais robusto que combina com um blazer, um suéter e roupas mais pesadas.


MOCASSINS

#Loafer
O Loafer com como principal característica sua faixa de couro que se localiza na parte superior do peito do pé, adornado por uma placa de metal ou fivela.

Ele é um sapato fechado e seu solado é feito de couro fino. Geralmente você pode encontrá-lo sem cadarço ou fivela.

Você pode combiná-lo com:

- calça jeans, shino ou skinny;

- bermuda de sarja ou alfaiataria;

- camisa normal, polo ou blazer.

Ele não é apropriado para festas de gala ou eventos sociais. Ser for utilizá-lo com calça skinny ou bermuda, não use meias.


#Esportivo ou Driver
Esse modelo de mocassim foi criado pelo único propósito de dar mais conforto na hora de dirigir. 

Para isso, criaram uma sola que possui gomos e é muito flexível. O calçado é confortável e adere mais roupas casuais.

#Náutico
Esse sapato foi criado para ser utilizado por marinheiros antigamente e tem como principal característica o seu solado de borracha que não danifica o piso das embarcações e ajudava-o a não escorregar tanto.

Ele ganhou as ruas na década de 80 e vem sendo utilizado até hoje, sendo um dos modelos de mocassins mais bonitos na minha opinião.

O sapato possui cadarços geralmente feitos em couro.

Você pode utilizá-lo com roupas mais esportivas, bermudas e calças jeans ou de algodão. A camisa polo ou uma camisa de manga curta também caem muito bem com o calçado.


#Side Gore
Esse mocassim é a adaptação do Loafer citado anteriormente. 

Diferente do Loafer, o Side Gore não possui a faixa de couro na parte superior e sim tiras laterais de elástico que o tornam mais prático e confortável, fazendo o sapato fazer muito sucesso nas últimas décadas.

Por causa dessa característica única entre os mocassins, o modelo dispensa o uso de cadarços ou fivelas. 

Diferente do que muitos pensam, ele não é um sapato social formal. O Side Gore possui diversas opções hoje no mercado que vão desde o urbano até o estilo Country de cano alto.

Esse calçado pode ser usado com blazer e calça jeans ou blazer e calça social sem gravata.


SAPATÊNIS
O Sapatênis é um calçado que surgiu a partir da utilização do couro na fabricação de tênis.

Ele é uma peça coringa e aconselho que todos os homens deveriam ter pelos menos um modelo em seu guarda-roupa devido a sua fácil capacidade de poder combinar com várias peças de roupa e poder ser utilizado em diversas ocasiões casuais.

Por ser um sapato básico e confortável, ganhou ainda mais popularidade entre o povo masculino.

Não o utilize com qualquer vestimenta social ou formal, pois ele é voltado a roupas mais casuais.

Na dúvida sobre qual cor escolher? Opte pelos de cores neutras, como cinza e marrom que facilita muito na hora de combiná-lo em seu look.

Aconselho você a ver também o post sobre as peças que não podem faltar em seu guarda roupa. Basta clicar aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário